Mátria Parque de Flores
paisagismo / 2019
São Francisco de Paula / RS / Brasil
Scroll
- Nome
Mátria Parque de Flores
- Local
São Francisco de Paula/RS
- Conclusão
2019
- Área
50 hectares
- Realização
Monterosso Empreendimentos
- Arquitetura paisagística
JA8
- Arquitetura das edificações
Alencar Arquitetura
- Engenheiro agrônomo responsável
Maicon Possamai
- Fotografia
Leonardo Finotti
Sobre o Paisagismo: Por JA8 Arquitetura Viva
"Um projeto de paisagem tem uma característica singular que o difere de outros projetos de arquitetura. Quando desenhamos jardins, podemos flertar com o passar do tempo. De modo complexo, prevemos a transformação no aspecto do espaço projetado em três escalas. Ao longo de um dia, pela diferença de luminosidade da aurora ao pôr do sol. Com o passar dos meses em um ano, observamos a diferença entre os ciclos fenológicos e climáticos definidos pelas estações. E por último o mais intenso que é a evolução com o passar dos anos impressa nos lugares pelo ciclo de vida e morte, a essência do movimento natural. Sabemos que nenhum momento vivido em um jardim se repete; os dias que passaram não irão se repetir jamais, cada momento é único porque os jardins estão em constante transformação."
Juliana Castro em Arquitetura das Árvores, Construindo com a Natureza, 1999
A escolha de temas para os jardins foi inspirada em memórias afetivas, nas artes e no próprio mundo botânico.
Elementos especiais foram incluídos para movimentar esta experiência: um túnel com 120 metros de comprimento coberto por um degradê de Glicínias brancas e lilases, a Escultura Deslocamento, feita com a transposição de terra do próprio terreno, os Balanços Tempo que convidam todos ao relaxamento e momentos de alegria, entre outras surpresas.
Os jardins do Mátria foram projetados para o bem-estar, a alegria e a conexão com o que temos de melhor: a arte e a natureza. Mátria é um projeto dinâmico, que jamais deixará de se transformar, pois conta com o maior de todos os aliados para cumprir seu propósito: a vida.